Captadores:

Publicado: 20/12/2009 em Dicas
Tags:

Achei interessante como primeiro Post oficial deste blog, postar algo que é do interesse de todo Baixista. Falar sobre captadores. Este assunto engloba de modo geral o que determina, além da madeira que é feito seu contrabaixo, se ele é ou não um instrumento de ponta. Boa leitura.

Captação Ativa e Passiva, e Tipos de Captadores

Diferença entra Captação Passiva, Ativa e Circuito Ativo:

A principal diferença entre captação Ativa e captação Passiva é que o sistema ativo funciona com bateria que alimenta o captador, e/ou o pré, enviando um forte sinal processado para o amplificador, consequentemente, a captação ativa gera menos ruído. O sistema passivo é um indutormagnético que gera um sinal de baixa intensidade que é amplificado pelo préamp do amplificador.

A captação Ativa pode ser composta da seguinte maneira:

Com captadores ATIVOS: os captadores possuem um sistema de ganho, que é alimentado externamente (bateria 9V). Não funcionam sem a bateria.

Com captadores PASSIVOS e Circuito ATIVO: existe uma placa de circuito que é alimentada por uma ou mais baterias. O sinal dos captadores passivos é pré-amplificado e equalizado através desta placa. Neste sistema podemos encontrar uma chave, que permite que o instrumento funcione tanto como um instrumento Ativo, quanto um instrumento Passivo.

Captadores ATIVOS com Circuito ATIVO: é o famoso sistema 18V, pois necessita de uma bateria para os captadores, e uma bateria para o circuito.

Principais Tipos de Captadores

Podemos dizer que existem 3 tipos básicos de captadores.

J, que são captadores single. O J vem de Jazz Bass, modelo de contrabaixo em que estes captadores foram desenvolvidos.

P, que são os captadores que muitos chamam de duplos, porém são singles. O P vem de Precision, modelo que originalmente possui este tipo de captador.

Humbucking ou MM, que são os captadores com bobina dupla. Permitem muitas opções de regulagem das bobinas em série ou paralelas. Produzem um som mais “gordo”. Para o contrabaixo, estes captadores tem uma estreita relação com os baixos MusicMan. Possui algumas características únicas, como as saturações nos médios quando é executada a técnica de slap, por exemplo.

Estes modelos podem variar também, em termos de pólos expostos ou não. Os pólos dos captadores são os círculos de metal que ficam para fora da “capa”, e podem estar expostos em forma de 2 por corda, um por corda, ou até mesmo não estar expostos.

Já os famosos captadores SoapBar (Barra de Sabão), identificam apenas o modelo externo do captador, que pode ser single ou humburking.

No mercado, existem inúmeras combinações de captadores, e para cada uma, um novo leque de timbres podem ser extraídos dos instrumento, por exemplo:

– JJ, que é a combinação padrão dos baixos modelo Jazz Bass, com 2 captadores J. Um próximo à ponte e outro próximo ao braço.

– PJ, que é a combinação existente nos Precision Special e em vários outros modelos, contendo um captador tipo J próximo à ponte e um captador tipo P próximo ao braço.

– 2 Humbucking, que á a combinação existente em alguns modelos da MusicMan, como o Sabre e o Bongo, e no Fender Roscoe Beck.

– Humbucking e J, existente em alguns modelos da Warwick.

– Humbucking e P, com em alguns modelos da Fender.

Para cada configuração, podem ser realizadas inúmeras combinações, trabalhando com o volume do captador da ponte mais alto, por exemplo, para extrair um som com mais médios e com mais ataque; podemos trabalhar mais com o captador do braço para extrair um som mais macio, com mais graves e menos ataque.

E os captadores ainda podem estar fixados nos instrumentos em angulos diferentes, com curvaturas diferentes, mas aí já é assunto para outro post.

Um grande abraço!

comentários
  1. Ricardo Dias disse:

    Olá

    Obrigado pelas suas explicações que vem em encontro ás minhas dúvidas!!!

    Tenho um Fender Jazz Bass American Deluxe de 1996-. O captador da ponte avariou tenho de substitui-lo.
    Aconselha:
    1-substituir só esse pickup?
    2- os dois? quais:
    – Fender Custom shop jazz bass 60….
    -Bartolini Pickup Bass 9SU
    -Samarium Cobalt Noiseless Jazz Bass Pickups
    -Fralin Lindy Pickup Jazz Bass
    -Fender® Vintage “Noiseless” Jazz Bass
    -Aguilar, EMG, Seymour….
    – a bateria de 9v que integra este baixo activa os captadores ou o circuito? penso que esta pergunta final, influencia a escolha dos capatadores já que não descobri se alguem já fez a experiencia de por exemplo: Fender Custom shop jazz bass 60 “alimentado por uma bateria”…ou não há problema?

    Ansiosamente aguardo pela sua resposta

    Um Abraço

    Ricardo Dias

    P.S.: excelente Website

    • l3ow3rn3ck disse:

      Olá Ricardo, sou um baixista que ama o som do Jazz Bass…. Meu sonho ter um desses…. Mas ainda sou pobre… rs… Porém, se eu fosse você, tentaria comprar um captador original Fender. O Fender custom shop jazz bass 60 me parece um ÓTIMO captador. Mas tenta achar o modelo que está nos Fender American Stardard 1983. São fenomenais… Tenho um amigo que possui um… É foda… Já que você tem um Fender, mantém ele Fender, sacou? Se fosse um outro baixo recomendaria os EMGs. São foda… Tenho 2 baixos com captadores EMG, um JB 4c passivo com circuito ativo (9 voltz) e um PJ Ativo 4c com circuito ativo (18 voltz) que dá um peso da porra.. Respondendo a sua pergunta da bateria. Se você usa captadores Passivos, você pode colocar um circuito ativo e implantar uma chave de Liga/Desliga nele… Quando ligado, a bateria ativa o circuito e o baixo ganha mais Punch, ao desligar fica o som lindo do passivo, com direito a chieira e tudo mais… Já o Ativadão de 18 volts usa duas baterias. Uma para alimentar os captadores e outra alimentando o circuito aí filhão, nem coloca chave… O som fica tão foda que você nunca vai querer desligar… rs… Mas nunca fiquei sabendo de alguém que fez esse teste num Fender original. Espero ter ajudado e muito obrigado por acessar o blog. Fique com Deus.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s