Regular o Tensor do braço:

Publicado: 21/12/2009 em Dicas
Tags:

Para regular um tensor, é importante conhecê-lo. Existem alguns tipos básicos, mas todos são instalados da mesma forma (dentro do braço).

1. Modelo curvo (padrão Fender)
Um barra de aço que possui uma curvatura no meio do braço. Quando se aperta o tensor, a tendência da barra é esticar (a curva tende a desaparecer) forçando o meio do braço para cima (escala) e deixando o conjunto reto.

2. Canaleta de alumínio (padrão Martin)
A barra de aço é reta e fica dentro de uma canaleta de alumínio. Quando o tensor é apertado, o aço comprime o alumínio, forçando a madeira para cima (escala) e endireitando possível curvatura.

3. Barras duplas (padrão Ibanez)
Duas barras paralelas, soldas em uma das pontas. Utiliza o mesmo sistema de trabalho do tensor de canaleta. Quanto o tensor é apertado, a barra inferior pressiona o barra cima, que por sua vez, empurra a madeira no meio do braço. Assim, o braço volta a ficar reto.
Existem ainda tensores de ação dupla, que corrigem problemas quando o braço está côncavo ou convexo.

Como ajustar o tensor

Ajustar o tensor é razoavelmente simples, mas muito cuidado é necessário, pois um deslize por estragar o instrumento.
Para medir a necessidade de um ajuste no tensor, afine o instrumento e prenda uma corda na primeira casa e na casa onde o braço encontra o corpo. A corda ficará reta. Avalie a altura entre a corda e o traste no meio do braço (entre o 8º e 12º traste, normalmente). Este espaço deve ser entre 0,3 e 0,5 mm. Se a corda está muito alta, o braço está côncavo, o que sugere a necessidade de se apertar o tensor, tornando-o reto novamente. O ideal é que a curvatura do braço seja muito pequeno. Um braço perfeitamente reto também implica em problemas de trastejamentos.
Para ajustar o tensor, basta utilizar a chave certa (alguns instrumentos já vêm com esssa ferramenta). É importante soltar um pouco o tensão das cordas neste momento, evitando que o tensor sofra com um esforço excessivo e desenecessário. Trabalhe sempre com ¼ de volta de cada vez, ou menos. E nunca force, se o tensor estiver muito duro. Neste caso, seu luthier precisará ser consultado.

Abraços.

comentários
  1. daniel disse:

    ola amigo eu tenho um contra baixo washborn xb600 2 tensores como eu faço para regular os dois tensores abraços.

    • l3ow3rn3ck disse:

      Olá Daniel! Primeiramente, obrigado por acessar o blog. Quando se trata de dois tensores eu nunca me arrisquei em mexer. Aconselho que leve a um Luthier de sua confiança.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s