Flea:

Publicado: 22/12/2009 em Biografias
Tags:

Eu, Léo Werneck sou incondicionalmente fã do Flea. Encontrei esta biografia no Wikipedia e, pra facilitar a leitura de vocês e homenagiar meu ídolo, resolvi postar aqui um pouco da história dele. Boa leitura a todos.

Flea - Red Hot Chilli Pepers

Michael Peter Balzary (Melbourne, 16 de Outubro de 1962), mais conhecido pelo seu nome artístico Flea é um baixista americano nascido na Austrália. Flea, que também toca o trompete e ocasionalmente trabalha como ator, é mais conhecido como baixista e fundador da banda de rock alternativo Red Hot Chili Peppers, e seu trabalho com a banda incorporou diversos estilos musicais, e abrangem, tecnicamente, desde o slap mais agressivo a métodos mais melódicos. Além dos Chili Peppers, Flea colaborou com diversos outros artistas, incluindo o Jane’s Addiction, The Mars Volta e Alanis Morisette. Suas influências vêm do funk e do punk, e seu estilo no baixo, primordialmente centrado na simplicidade e no minimalismo, não dispensa a complexidade como um recurso a ser utilizado quando necessário.

Originalmente um prodígio do trompete, Flea aprendeu a tocar baixo na escola secundária, com seu amigo íntimo (e futuro guitarrista do Red Hot Chili Peppers) Hillel Slovak, que precisava de um baixista para sua banda Anthym. Flea passou a integrar o grupo, porém abandonou-o alguns meses depois para tocar na banda de punk Fear. Logo juntou-se novamente a Slovak para formar uma banda destinada a apenas uma apresentação, com seus colegas de escola Anthony Kiedis e Jack Irons; a colaboração inesperada acabaria dando origem aos Red Hot Chili Peppers. Como ator, Flea fez diversas incursões no cinema, aparecendo em filmes como Back to the Future II (br: De Volta para o Futuro II / pt: Regresso ao Futuro II, 1989), My Own Private Idaho (br: Garotos de Programa / pt: A Caminho de Idaho, 1991), and The Big Lebowski (O Grande Lebowski, 1998).

Biografia

Foi para os Estados Unidos com a mãe aos 4 anos, após o divórcio dos pais, e se fixou em Los Angeles em 1972. Tocava trompete, e seus professores o consideravam um dos melhores trumpetistas que já tinham visto.

Conheceu Anthony Kiedis ainda na escola, e formaram com Hillel Slovak e Jack Irons a primeira formação do Red Hot Chili Peppers. Actualmente, é considerado por várias revistas musicais e pelos melhores juristas, o melhor e mais técnico baixista do mundo.

Tocou com várias bandas de Los Angeles, incluido o Fear, antes de formar o Red Hot Chili Peppers com Kiedis, em 1983.

Já fez alguns trabalhos fora do Red Hot, como uma substituição do baixista da banda Jane’s Addiction em 1996, além de atuar em alguns filmes, como O Grande Lebowsky, De Volta para o Futuro II e III, fazendo o personagem Needdles, e fazendo dublagem de desenhos animados. Atuou também na refilmagem do clássico Psicose, como Bob Summerfield.

Além de ter trabalhado como ator em alguns filmes, participou da trilha sonora do filme Diário de um Adolescente, que é baseado no livro homônimo do poeta nova-iorquino Jim Carrol, com a música I’ve Been Down, de sua autoria.

Flea se casou com Loesha Zeivar em 1985, e sua filha Clara nasceu em 1988. Flea e Loesha se separaram em 1990 sem maiores complicações, e têm a guarda conjunta de Clara.

Em 26 de outubro de 2005, nasceu a segunda filha de Flea, Sunny Bebop Balzary com a atual esposa, a modelo Frankie Rayder.

Em 2008, Flea disse que se matriculou na University of Southern California para estudar música. “Estou grato que minha educação musical tenha evoluído, mas é divertido aprender coisas que eu nunca havia estudado antes.” Ele irá fazer uma graduação em música para entender “a matemática” do tema.

Citado pela imprensa internacional, Flea explicou que está desejoso de aprender “a matemática e a estrutura” da música. “Estou satisfeito com a forma como a minha educação musical se desenvolveu, mas é muito divertido aprender estas coisas, porque não sabia nada”, confessa Flea ao Los Angeles Times. “Tocava trompete na escola mas não sabia porque é que uma nota deve seguir-se à outra, porque é que criam aquele som, ou como criar tensão numa composição”, admite. “Nos Chili Peppers fazemos isso mas com base na emoção e intuição, não na matemática e na estrutura”. OS RHCP constroem a sua música não por qualquer tipo de base musical, mas pelo que os ouvidos querem ouvir. “O essencial é sentir e transformá-lo em música”, Flea para MTV News.

Lançamento de novos modelos de baixo

Em Janeiro de 2009, Flea lança novos modelos de baixo chamados FLEABASS. São instrumentos desenhados para estilo e desempenho pelo lendário baixista, Flea, do Red Hot Chili Peppers. A cabine é FLEABASS # 3192. ­ Descrevendo a sua inspiração para Fleabass, Flea disse: “FLEABASS é nascido do meu amor pela música à educação como um estudante e um professor de música, e um amante da tradição do mesmo. Eu queria que os alunos tivessem um instrumento que possam apaixonar-se, e eu queria que elas fossem capazes de fazê-lo com os meios limitados que a maioria deles tem para adquirir um.”­

As quatro novas cores foram definidas por Flea como: “Sunny Bass”, “Water Bass”, “Punk Bass” e “Wild One”.

Flea apresentou seu novo Fleabass no NAMM 2009, considerada uma das maiores feiras de equipamentos e instrumentos musicais do planeta.

Para divulgar sua nova própria linha de contra-baixo voltado para estudantes e professores de música, Flea contou com a colaboração de Chad Smith numa Jam Session lá mesmo no NAMM.

Curiosidades

  • Flea possui uma irmã mais velha chamada Karen.
  • Ele conheceu Anthony aos 15 anos de idade. Era meio marrento e estava batendo em um amigo de Anthony. Kiedis pediu que ele parasse. E ao invés de brigarem se tornaram amigos.
  • Na época do colégio além de “marrentinho” Flea era tímido e introvertido.
  • Participou da trilha sonora do filme Traffic e de Diário de um Adolescente.
  • Flea torce para o time de basquete Los Angeles Lakers. Na final da NBA de 2009, tocou o hino nacional dos EUA no baixo.
  • Flea agora mora em Malibu após ter morado por um longo tempo em Hollywood. Durante a turnê do CD Californication ele vendeu sua mansão Hollywoodiana. E foi para Malibu.
  • Um dos hobbies do baixista é surfar e fazer yoga.
  • Flea aprendeu a gostar de rock e tocar baixo com Hillel Slovak.
  • Flea tocou no Fear, famosa banda de punk rock em L.A., tendo que deixar a Anthym (banda da escola) por um certo tempo.
  • Tem duas filhas (Clara e Sunny) e atualmente está casado/namorando a modelo Frankie Rayder.
  • Uma pesquisa feita com internautas definiu os integrantes da chamada “banda dos sonhos”. Flea foi considerado o baixista ideal. O guitarrista eleito foi o lendário Jimi Hendrix, na bateria Keith Moon (The Who) e Freddie Mercury nos vocais.
  • Flea foi confirmado recentemente no álbum Slash & Friends do ex-guitarrista do Guns n’ Roses e da Velvet Revolver, Slash

Ele também tocou trompete junto com a banda Nirvana na musica Smells Like Teens Spirit em 1993 no Hollywood Rock

“Qualquer instrumento é apenas um veículo para expressar quem você é e sua relação com o mundo. Não importa qual o nível que você está fazendo-o, tocando a música é uma oportunidade para dar alguma coisa para o mundo.”

– Flea, Bass Player, junho de 2006.

Espero que tenham gostado. Até mais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s