Marcas: Custo – Benefício:

Publicado: 04/01/2010 em Equipamentos
Tags:

Em primeiro lugar, gostaria de desejar um Feliz 2010 aos leitores deste blog.

Vamos falar de um assunto que interessa a todos: Qual baixo comprar? Quais marcas possuem o melhor custo – benefício no mercado?

Vamos falar um pouco das marcas. Particularmente, tirando os Fenders Jazz Bass, que são meu sonho de consumo, gosto muito das marcas Tagima, Washburn, Condor, Strinberg e os Cort.

Tagima:

A uns 10 anos atrás, toquei em um Tagima 4 cordas excelente. Não me recordo a série dele. Mas era muito bom. Tinha Punch, pegada para Slap ótima, um braço muito macio. A pouco tempo, mais ou menos uns 4 meses, em uma das minhas viajens de trabalho pela empresa, passei em frente a uma loja de instrumentos em Macaé e testei um Tagima TW4 preto fosco, lindo, muito bom. É um ótimo contrabaixo tanto para iniciantes quanto para profissionais. Vale apena pagar mais ou menos R$ 1300,00. Mas, em modo geral, os instumentos Tagima são excelente escolha. Custo – Benefício garantido. Mas lembre-se, nunca compre os Memphis. Eles são fabricados pela Tagima mas são instrumentos de Segunda linha da empresa.

Washburn:

Tive uma banda em que o baixista tocava com um Washburn 5 cordas ativo. Muito bom também. Mas use os 5 cordas com circuito ativo captadores humbucker Soap Bar, possui um timbre muito bom. São os melhores da marca. Dispense os da série Lyon. Geralmente não são bons. Mas quem sabe vc não dá uma sorte… Não estou atualizado sobre preço de Washburns mas, se quiser tirar uma dúvida, procura no mercado livre ou no site da Musical Grellmann.

Condor:

Excelente braço. Ótimo para a técnica de slaps e timbre muito bonito. Os modelos com captação Jazz Bass são recomendados por mim sem problema. Tenho um. Modelo BX12. Torquei a captação (por EMG) para dar mais Punch e ficou muito bom. Nunca testei os modelos 5 e 6 cordas nem outras séries a não ser o BX12. Mas, sem dúvida, são excelentes instrumentos também. Encotra-se no mercado Condors de 4 cordas a R$ 650,00.

Strinberg:

Possui um braço um tanto desconfortável por fugir alguns centímetros do padrão. Diria até que é um intrumento bem pesado. Porém, sua capação é muito boa. Tem agudo, médio e grave bem definidos. Tenho um 4 Cordas que troquei a captação, colquei captadores EMG ativos e aproveitei o circuito ativo do contrabaixo. Hoje ele funciona a 18 volts. Tem um punch bom pra caramba. Porém, não é um instrumento macio de se tocar. Seu braço é um pouco duro. Precisa se mandado a um luthier. Fora isso, vale a pena. Com R$ 700,00 você compra um.

Cort:

Também é um excelente instrumento. A marca Cort faz guitarras e violões muito bons. Testei também um baixo condor 4 cordas em uma loja e gostei muito do timbre, do braço, do corpo. Excelente instrumento. Também é um ótimo custo – benefício. Infelizmente não tenho muito o que falar pois estou confiando cegamente em um amigo baixista aqui da minha cidade. Mas o violão eu garanto. Tenho um.

De qualquer forma gente, não saiam comprando instrumento cegamente. Teste-o bastante, confira as escalas e se as cordas possuem o mesmo Punch (isso acontece muito com contrabaixos), repare também se eles não estão com muito hummer (aquele chiado chato que dá quando tiramos as mãos das cordas. Lembrando que isso é normal em captadores passivos). Pode ser que vc encontre o seu timbre até mesmo em qualquer baixo. O importante é estar satisfeito com o instrumento que comprou. Lembro também que os instrumentos acima citados não são dignos de comparem-se com Fenders, Ibanez, Yamahas… Enfim… Vocês entenderam.

Até a próxima e um abraço a todos.

comentários
  1. Claudio disse:

    Salve Leo

    O melhor sempre é ouvir a opinião de um profissional. A sua definiu minha troca/compra e acabou com as minhas duvidas.
    Tenho um Menphis by Tagima e o instrumento tem um pegada e timbre legais porém, tem problemas de entonação e não mantem a afinação.
    Depos de ler sua opinião sobre o Condor BX12A resolvi que vou compra lo.
    Eu uso cordas flat pois, prefiro o timbre escuro e aveludado.

    Abraço e obrigado

Deixe uma resposta

