Escala Pentatônica Menor:

Publicado: 09/01/2010 em Escalas
Tags:

É uma escala com cinco notas um resumo dos Modos Gregos, “Penta” significa 5, elas são as 5 tônicas dos Modos Gregos, e cada Modo Grego têm a sua Pentatônica correspondente. É também chamada de chinesa.

A pentatônica menor é eliminado o II e VI graus e, pode também ser utilizada em substituição a escala diatônica menor em solos e improvisos. Muito usado em blues

Faltam os graus II e VI.

Exemplos em C: C, D#, F, G, Bb

Pentatônica Menor

Um abraço a todos.

Léo Werneck – The Bass

comentários
  1. daniel disse:

    muito bom, estava procurando uma escala assim”explicada” mais não achava vlw msm. mais ainda tenho agumas duvidas em relação aos pontos vermelhos. o que seriam? as II e V graus, eu devo toca-las?
    sou iniciante tenho muitas duvidas a repeito de escalas. se puder me ajudar agradeço.

    • l3ow3rn3ck disse:

      Olá Daniel… Obrigado por visitar o Blog… Com relação aos pontos vermelhos, eles são as tônicas. No caso desta escala, são dos “C”. Tenho andado atarefado por isso não tenho atualizado o Blog. Mas, assim que possível, ,estarei revisando. Até mais…

  2. João disse:

    Olá, Será pissóvel colocar uma escala que funciona-se com músicas em Ré (D)?

    • l3ow3rn3ck disse:

      Olá João. É possível sim… Mas no momento tenho andado com pouco tempo para fazer posts no blog. Tenho que conciliar trabalho, casa, duas bandas e namorada rsrsrs… Mal tenho tempo para verificar os comentários e tudo. O que você pode fazer por enquanto é mudar a posição de onde as marcações vermelhas começam. Tipo: todos os exemplos que posto estão em Dó(C) e, se você fizer uma transposição para Ré(D) ou seja, começar a tocar a bolinha vermelha na casa 5 da corda Lá(A) e seguir o desenho do exemplo em Dó(C), estará fazendo a escala em Ré(D). É fácil. Mas me comprometo em postar links das imagens em tonalidades diferentes. Agradeço por ler o blog e logo faço novos posts. Até mais. Abraço.

  3. givanildo disse:

    oi td bem coloque ai para nos a escala menor armônica e a melodica obg

Deixe uma resposta

