Dicas para ter um Estúdio Caseiro:

Publicado: 24/02/2011 em Dicas
Tags:

Boa (bom) Noite (dia, tarde), é que estou escrevendo esse post na madrugada… rs…

Estava aqui conversando com meu amigo João Paulo Manso, grande vocalista e violonista (que por sinal possui um ótimo blog), e ele me deu a idéia para esse post…

O que é preciso para ter um Estúdio caseiro?

Bem… em primeiro lugar… um computador…. Não…. Celeron não… De Core 2 Duo pra cima… Pra quem não sabe, sou técnico em informática tb… E desempenho nesse caso é muito bom… uns 2 gb de ram já dá tb… Daí… partimos para um ponto bem interessante:

Tem Placa de Som Offboard? (Caso nao saiba o que é isso, Leia aqui… vc vai entender…)

Se tiver, ótimo… eu recomendo para estúdio caseiro a Delta 2496… Excelente placa… Sem comentários. Custa uns R$ 319,00 no ML…

Delta 2496

Você faz as ligações necessárias da placa na mesa de som e usa o Sonar (qualquer versão) e o SoundForge (qualquer versão também) para a equalização. Trabalha com os 2… Fica explendido. Mas não vai achando que vai sair gravando coisas como as gravações da EMI, WEA, BMG, GEFFEN Records, não… isso nunca… rs… Até porque esses estúdios são Analógicos e, no nosso caso, somos digitais e com recusos precários… Com essa placa é possível gravar muito bem instrumentos de corda ligados em linha e se você tver um microfone condensador de segunda linha, fica massa pra gravar vocal e microfonar caixas de guitarras. Caso nao tenha, usa um shure sm58 mesmo… Fica ótimo… Daí vem um grande problema… Léo, quero gravar bateria!!! Aí meu filho FUDEU!!! A Delta 2496 tem entradas RCA stereo ou seja, não dá pra gravar bateria e separar as peças por pistas para equalizá-las separadamente. Qual solução que eu encontrei? O programa Drumsite é um simulador de bateria que utiliza Waves de baterias reais e você ainda pode baixar uns samplers extras e adicioná-los no programa. É muito fácil de usar. Ele exporta as pistas separadamente e vc importa tudo no Sonar e Pimba! Equaliza tudo separadinho. Aí meu filho, vc faz o resto na moleza…  Eu tenho esse recurso em casa e gravei um exemplo de um instrumental totalmente produzido por mim: é um cover da música “Be Yourself” do Audioslave. Desde a Bateria feita no Drumsite aos Violões base, solo e baixo, só não tem vocal porque não sou vocalista (mas o João Paulo Manso vai colocar a voz). Pode baixar aqui. Vocês terão uma noção do que dá pra fazer com isso.

Agora:

Não tem Placa Offboard?

Usa o Audacity, faz a mesma coisa que o Sonar, dá pra trabalhar com o SoundForge mas utiliza a placa de som onboard do seu computador. Porém, você vai sentir uma perda de qualidade e quando for gravar um baixo, sua placa pode “berrar”… Pode usar o Drumsite também… Porém a ligação será naquele P2 azul na placa mãe do seu computador. Essa é a diferença.

Entrada de Audio traseiro

Entrada de Audio traseiro

Mas meus amigos, entendam o seguinte:

Se você quer uma gravação de qualidade, procure um estúdio profissional. Lá existem recursos, ambientes devidamente preparados e acústicamente isolados para este tipo de façanha… Mas, se vc é um eterno amante da música e grava constantemente besterias que vc compõe (como eu), faz isso que eu indiquei aí em cima… Fica ótimo. Claro que você vai apanhar um pouco até pegar a manha dos programinhas mas, é assim mesmo… Tá cheio de Fórum aí na net…

Bem gente, espero ter explicado mais ou menos pra vocês… Qualquer dúvida comentem aqui que eu respondo assim que possível…

Um grande abraço a todos e Viva o Rock´n Roll…

Léo Werneck – The Bass

comentários
  1. Marcio disse:

    Só uma pergunta: A mesa de som no caso da ligação em placa onboard, usando o audacity, não deveria ser liagada na entrada azul (line in)? Já lí em vários fóruns que a ligação no plug rosa (micrfone in) pode danificar a placa, além de prejudiar a qualidade do som. Isso procede??

  2. l3ow3rn3ck disse:

    Post Corrigido… Obrigado pela observação, não tinha me tocado nisso… Vlw mesmo..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s