Ingrid Richter – Banda Punkake – Biografia

Publicado: 24/08/2011 em Biografias, Mulheres e o Contrabaixo, Vídeos
Tags:

Caros leitores. Depois que ganhei uma bronca da leitora Bruna, resolvi parar para pesquisar mais sobre as “Mulheres e o Contrabaixo”(que agora ganhou uma categoria Especial no blog). Daí pensei: “Ora, por que parar para pesquisar tanto se posso inaugurar esta categoria postando sobre alguém que conheço pessoalmente?”

Fui conhecendo músicos aqui em Curitiba e ao conhecer Andrey Fillies, guitarrista excepcional que tocou em uma de minhas bandas aqui, conheci também sua namorada Ingrid: baixista da banda Punkake e também tema deste post. Fiquei bem feliz pois, baixista é coisa rara e mulher tocando é mais ainda.

Vai aí pra todo mundo, a história de uma guria que leva o contrabaixo a sério.

Ingrid Richter – Baixista da Banda Punkake

Ingrid Richter - Baixista Banda Punkake

Iniciou na música tocando guitarra e cantando numa banda cover de Silverchair, Kittie e prórpias no ano 2001. Em 2006, Ingrid e mais uns cabeças, entre eles o Oil Man, tentaram fazer uma banda cover de Elvis, mas acabou dando muito certo por problemas de compatibilidade entre os integrantes. Essa foi a primeira vez em que Ingrid entrou em uma banda para ser baixista. Mas foi em 2008 sua paixão pelo baixo cresceu e realmente se deu conta que queria tocar com 4 cordas e largar a guitarra. Nesse ano entrou na banda Punkake. As meninas estavam entrando em estúdio para gravar o primeiro cd da banda “Tão Sexy”. Correu para aprender as músicas (e a tocar baixo hahaha, ainda bem) e criar novas linhas de baixos para elas. Valeu o esforço! Hoje a banda tem o cd lançado em setembro de 2009 e já tem um vídeo clipe na MTV com quase 50.000 visualizações no youtube.
Esste ano montou uma outra banda para tocar covers de pop/rock internacional intitulada ShowBizz. Segundo Ingrid, está sendo uma ótima experiência, pois está tocando coisas que nunca tocou e tendo novas influências, o que é otimo para estudo e conhecimento! (Aconteceu comigo quando montei a banda de Heavy Metal).

Ingrid e seu Music Man...

Influências:

Suas influências musicais são: Muse, Silverchair, Foo Fighters, Kittie, Radiohead, Alanis Morriset, Jaco Pastorius e praticamente todos os pop/rock anos 80 e 90. Ingrid gosta de quase todas as bandas da geração grunge também.

Ídolos:

Seus ídolos são os caras que sabem fazer um som de qualidade e que fazem com que se apaixone pelo som que tiram do seu instrumento, não só aqueles que tem técnicas e agilidade, tá certo que muitas vezes podemos juntar os dois, como é o caso do Mike Portnoy, ex baterista do Dream Theater que enquanto estava na banda compôs músicas alucinantes. Ah, sem esquecer do Flea né? (essa foi minha opinião mesmo, rs) Ingrid gosta músicas imprevisíveis, o que fazem de Daniel Johns – Silverchair, Matthew Bellamy – Muse, Dave Groh – Foo Fighters Alanis Morissette, Michael Jackson, Jaco Pastorius, Mike Portnoy e Johann Sebastian Bach, seus ídolos. (Acho que Franz Ferdinand ela deve gostar também) -“Esses caras não são só músicos e sim artistas, que sabem fazer música de verdade!” Segundo Ingrid.

Banda Punkake:

Bacabi - Vocal (na frente), Lucy - Baterista (esquerda), Ingrid Richter - Baixista (direita) e Lívia - Guitarrista (fundo).

Um pouco da história da Punkake, a banda inciou-se em 2005 com a vocalista, Bacabi, e a guitarrista, Lívia. Mais tarde se juntaram à elas Renata (baixista) e Lucy(baterista). Nesse tempo a banda tocou em diversos bares underground de Curitiba, mas é em 2008 que elas resolvem levar a banda como algo profissional e a Renata se despede da banda para a entrada de Ingrid em seu lugar. Desde então a Punkake tem tocando em diversas casas do Brasil e conquistando diversos fãs. Hoje Banda Punkake tem 14.000 seguidores no twitter (siga aqui você também) e mais de 1.509.000 acessos no myspace da banda. Veja aqui.

- "Estou muito feliz nas bandas que estou e satisfeita com a profissão que escolhi como musicista baixista!!!" Ingrid Richter

Vai aí para vocês curtirem um clipe da Punkake de presente. As gurias tem talento.

=D

Equipamentos:

Ingrid é dona de um set de baixos, amps e pedais invejados por qualquer baixista profissinal. Sente só a potência que ela carrega nas costas:

Baixos: Music Man Stingray e um Ibanez BTB 670 (de 4 cordas como todo baixista que tem bom gosto… rs…);

Amplificadores: Ampeg e Hartke;

Pedais: Line6 X3Live.

Imagina o som que sai disso… (eu imaginei slaps… muitos slaps…hahahahaha…)

=DBem gente, espero que tenham gostado do post. Com certeza há muito mais o que contar sobre a carreira dela e de sua banda mas, vocês saberão mais e melhor contado por elas. Acho que depois dessa, mereço um ingresso grátis para o próximo show né Ingrid? hahahahahaha… Brincadeira…

Quem quiser seguir a Banda Punkake no Twitter, basta clicar aqui, adicionar no Facebook é só clicar aqui e aqui.

Um grande abraço a todos os leitores e agora leitoras…

Léo Werneck – The Bass

comentários
  1. Adorei, Léo!!! Seu blog é mto bom, de qualidade, interessante e com ótimo layout.
    Obrigada pela honra de ter sido a primeira mulher a ser postada aqui!!
    Agora me tornarei mais uma de suas leitoras!! hehehe.

    Ah… e como sempre digo… o Léo toca baixo pra c@r@lh0!#$@!!

    Abraços e espero que todos tenham curtido um pouco a minha história.

    @ingrid_richter.

  2. l3ow3rn3ck disse:

    Ah… Que bom que gostou Ingrid. Abrir uma nova categoria com chave de outro é muito bom. Certeza que todos os leitores curtirão sua história e a da Punkake. Sou fã de vocês e você também toca muito. Parabéns aí e sucesso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s